© 2018 por BasiBooks. Todos os direitos reservados.

CNPJ 04.244.276/0001-76

  • w-facebook

CHAMADAS FIXAS:

 

- Chamada para envio de proposta de publicação temática (fluxo contínuo)

- Chamada para pareceristas (fluxo contínuo)

Chamadas para Publicações em aberto:

- Sem  chamadas em andamento no momento.

Chamadas anteriores:

Morte e simbolismo na Cultura Ocidental

Organizadores:

Amanda Basilio Santos (PPGH-UFRGS)

José Paulo Brahm (PPGMP-UPFEL)

Envio de propostas até o dia 20 de novembro.

Prezados(a), vimos por meio deste divulgar que estão abertas até 20 de novembro de 2018, chamada pública para envio de propostas de textos originais para compor o livro "Morte e Simbolismo na Cultura Ocidental".

 

Atualmente a temática da morte e do morrer vem se destacando no cenário científico. Isso pode ser comprovado pelo crescente de publicações de artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses em diversas áreas das ciências humanas e sociais. Nunca se versou tanto sobre esse assunto como agora. Com o intuito de aprofundar ainda mais as reflexões e debates sobre a temática, estamos propondo o lançamento deste livro. A obra pretende dar continuidade a assuntos que já vem sendo pesquisados sobre a temática, tais como: a religiosidade, cultural visual, arqueologia, cultura material. Também foram pensados capítulos que permite focar sobre outras áreas menos exploradas, como é o caso das relações entre cemitérios e museus, e o papel que a morte exerce em nossa cultura nos dias de hoje, permitindo tecer relações de longa duração deste fenômeno através do tempo. Por que a morte ainda é um tabu? Como iremos encará-la nas próximas décadas? É importante destacar que os cemitérios vêm perdendo espaços para os crematórios, e para novas formas de sepultamentos. Entender a dinâmica de nossa cultura se torna fundamental para compreendermos como nos relacionamos e nos portamos diante da morte e morrer, tanto de maneira histórica, quanto contemporaneamente.

 

Serão aceitos trabalhos de doutores(a), doutorandos(a), e de mestres(a) e mestrandos(a) (em co-autoria com doutores(a)). É permitido o envio de uma proposta por autor, seja na condição de autor ou coautor.

A publicação deverá ser inédita, seguir as normas de formatação do template disponível nesta página, e deverá se enquadrar em um dos 8 capítulos, que seguem abaixo:

 

Cap. 1 –  A arte de morrer na Antiguidade e Medievo

Cap. 2 – Museus, Cemitérios e Patrimônio: um universo em expansão

Cap. 3 – Ritos fúnebres: manipulações e tratamentos dos mortos e do espaço fúnebre

Cap. 4 – Cultura Visual e estética fúnebre

Cap. 5 – Os mortos e nós: aproximações e afastamentos perante a morte

Cap. 6 –  A materialidade e imaterialidade da morte: estudos de arqueologia e Cultura Material cemiterial

Cap. 7 – Ciência e Religião: conhecimentos e concepções sobre a morte e o morrer

Cap. 8 – Morte: musa da filosofia e da poesia 

 

O livro será publicado com ISBN, em formato digital, sendo distribuído de forma gratuita e ilimitada, em plataforma open access, e disponibilizado no Google Books, com abrangência mundial. O mesmo será publicado pela editora BasiBooks, integrando o projeto CONHECIMENTO PARA TODOS, em parceria com o Instituto Conexão Sociocultural.

 

A previsão de publicação é PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019.

Template

(Modelo de formatação obrigatório para submissão da propostas. Envios fora de formatação ou do prazo, serão automaticamente eliminados do processo de seleção)

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now