CHAMADAS FIXAS:

 

- Chamada para envio de proposta de publicação temática (fluxo contínuo)

- Chamada para pareceristas (fluxo contínuo)

Chamadas para Publicações em aberto:

- Sem  chamadas em andamento no momento.

Chamadas anteriores:

Morte e simbolismo na Cultura Ocidental

Organizadores:

Amanda Basilio Santos (PPGH-UFRGS)

José Paulo Brahm (PPGMP-UPFEL)

Envio de propostas até o dia 20 de novembro.

Prezados(a), vimos por meio deste divulgar que estão abertas até 20 de novembro de 2018, chamada pública para envio de propostas de textos originais para compor o livro "Morte e Simbolismo na Cultura Ocidental".

 

Atualmente a temática da morte e do morrer vem se destacando no cenário científico. Isso pode ser comprovado pelo crescente de publicações de artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses em diversas áreas das ciências humanas e sociais. Nunca se versou tanto sobre esse assunto como agora. Com o intuito de aprofundar ainda mais as reflexões e debates sobre a temática, estamos propondo o lançamento deste livro. A obra pretende dar continuidade a assuntos que já vem sendo pesquisados sobre a temática, tais como: a religiosidade, cultural visual, arqueologia, cultura material. Também foram pensados capítulos que permite focar sobre outras áreas menos exploradas, como é o caso das relações entre cemitérios e museus, e o papel que a morte exerce em nossa cultura nos dias de hoje, permitindo tecer relações de longa duração deste fenômeno através do tempo. Por que a morte ainda é um tabu? Como iremos encará-la nas próximas décadas? É importante destacar que os cemitérios vêm perdendo espaços para os crematórios, e para novas formas de sepultamentos. Entender a dinâmica de nossa cultura se torna fundamental para compreendermos como nos relacionamos e nos portamos diante da morte e morrer, tanto de maneira histórica, quanto contemporaneamente.

 

Serão aceitos trabalhos de doutores(a), doutorandos(a), e de mestres(a) e mestrandos(a) (em co-autoria com doutores(a)). É permitido o envio de uma proposta por autor, seja na condição de autor ou coautor.

A publicação deverá ser inédita, seguir as normas de formatação do template disponível nesta página, e deverá se enquadrar em um dos 8 capítulos, que seguem abaixo:

 

Cap. 1 –  A arte de morrer na Antiguidade e Medievo

Cap. 2 – Museus, Cemitérios e Patrimônio: um universo em expansão

Cap. 3 – Ritos fúnebres: manipulações e tratamentos dos mortos e do espaço fúnebre

Cap. 4 – Cultura Visual e estética fúnebre

Cap. 5 – Os mortos e nós: aproximações e afastamentos perante a morte

Cap. 6 –  A materialidade e imaterialidade da morte: estudos de arqueologia e Cultura Material cemiterial

Cap. 7 – Ciência e Religião: conhecimentos e concepções sobre a morte e o morrer

Cap. 8 – Morte: musa da filosofia e da poesia 

 

O livro será publicado com ISBN, em formato digital, sendo distribuído de forma gratuita e ilimitada, em plataforma open access, e disponibilizado no Google Books, com abrangência mundial. O mesmo será publicado pela editora BasiBooks, integrando o projeto CONHECIMENTO PARA TODOS, em parceria com o Instituto Conexão Sociocultural.

 

A previsão de publicação é PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019.

Template

(Modelo de formatação obrigatório para submissão da propostas. Envios fora de formatação ou do prazo, serão automaticamente eliminados do processo de seleção)

© 2018 por BasiBooks. Todos os direitos reservados.

CNPJ 04.244.276/0001-76

  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now