
CHAMADAS FIXAS:
- Chamada para envio de proposta de publicação temática (fluxo contínuo)
- Chamada para pareceristas (fluxo contínuo)
Chamadas para Publicações em aberto:
- Sem chamadas em andamento no momento.
Chamadas anteriores:
Morte e simbolismo na Cultura Ocidental
Organizadores:
Amanda Basilio Santos (PPGH-UFRGS)
José Paulo Brahm (PPGMP-UPFEL)
Envio de propostas até o dia 20 de novembro.
Prezados(a), vimos por meio deste divulgar que estão abertas até 20 de novembro de 2018, chamada pública para envio de propostas de textos originais para compor o livro "Morte e Simbolismo na Cultura Ocidental".
Atualmente a temática da morte e do morrer vem se destacando no cenário científico. Isso pode ser comprovado pelo crescente de publicações de artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses em diversas áreas das ciências humanas e sociais. Nunca se versou tanto sobre esse assunto como agora. Com o intuito de aprofundar ainda mais as reflexões e debates sobre a temática, estamos propondo o lançamento deste livro. A obra pretende dar continuidade a assuntos que já vem sendo pesquisados sobre a temática, tais como: a religiosidade, cultural visual, arqueologia, cultura material. Também foram pensados capítulos que permite focar sobre outras áreas menos exploradas, como é o caso das relações entre cemitérios e museus, e o papel que a morte exerce em nossa cultura nos dias de hoje, permitindo tecer relações de longa duração deste fenômeno através do tempo. Por que a morte ainda é um tabu? Como iremos encará-la nas próximas décadas? É importante destacar que os cemitérios vêm perdendo espaços para os crematórios, e para novas formas de sepultamentos. Entender a dinâmica de nossa cultura se torna fundamental para compreendermos como nos relacionamos e nos portamos diante da morte e morrer, tanto de maneira histórica, quanto contemporaneamente.
Serão aceitos trabalhos de doutores(a), doutorandos(a), e de mestres(a) e mestrandos(a) (em co-autoria com doutores(a)). É permitido o envio de uma proposta por autor, seja na condição de autor ou coautor.
A publicação deverá ser inédita, seguir as normas de formatação do template disponível nesta página, e deverá se enquadrar em um dos 8 capítulos, que seguem abaixo:
Cap. 1 – A arte de morrer na Antiguidade e Medievo
Cap. 2 – Museus, Cemitérios e Patrimônio: um universo em expansão
Cap. 3 – Ritos fúnebres: manipulações e tratamentos dos mortos e do espaço fúnebre
Cap. 4 – Cultura Visual e estética fúnebre
Cap. 5 – Os mortos e nós: aproximações e afastamentos perante a morte
Cap. 6 – A materialidade e imaterialidade da morte: estudos de arqueologia e Cultura Material cemiterial
Cap. 7 – Ciência e Religião: conhecimentos e concepções sobre a morte e o morrer
Cap. 8 – Morte: musa da filosofia e da poesia
O livro será publicado com ISBN, em formato digital, sendo distribuído de forma gratuita e ilimitada, em plataforma open access, e disponibilizado no Google Books, com abrangência mundial. O mesmo será publicado pela editora BasiBooks, integrando o projeto CONHECIMENTO PARA TODOS, em parceria com o Instituto Conexão Sociocultural.
A previsão de publicação é PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019.
(Modelo de formatação obrigatório para submissão da propostas. Envios fora de formatação ou do prazo, serão automaticamente eliminados do processo de seleção)